Recebemos óleos residuais





Recebemos óleos residuais, dando ao mesmo o destino de produção de Biodiesel em um trabalho de parceria entre o LOB/UFRPE e a Usina Experimental de Biodiesel do CETENE em Caetés/PE



terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Óleo de fritura - Faça sua doação e ajude na produção do biodiesel e contribua para a preservação do meio ambiente


Ele está presente na grande maioria nos lares brasileiros, em alguns serve para temperar, em outros para fritar, mas seu final geralmente é o mesmo: o ralo da pia ou o cesto de lixo.

Os óleos vegetais, embora muitos desconheçam, são outros grandes causadores de danos ao meio ambiente quando descartados de maneira incorreta.

O óleo de cozinha usado, quando jogado diretamente no ralo da pia ou no lixo, polui córregos, riachos, rios e o solo, além de danificar o encanamento em casa.

O óleo também interfere na passagem de luz na água, retarda o crescimento vegetal e interfere no fluxo de água, além de impedir a transferência do oxigênio para a água o que impede a vida nestes sistemas.
     
Quando lançado no solo, no caso do óleo que vai para os lixões ou aquele que vem junto com a água dos rios e se acumula em suas margens, este impermeabiliza o solo, impedindo que a água se infiltre, piorando o problema das enchentes.

A poluição pelo óleo faz encarecer o tratamento da água (até 45%), além de agravar o efeito estufa, já que o contato da água poluída pelo óleo ao desembocar no mar gera uma reação química que libera gás metano, um componente muito mais agressivo que o gás carbônico.
    
A primeira medida a ser tomada é armazenar as sobras da fritura em vez de jogá-la diretamente no ralo ou na lixeira. Este armazenamento pode ser feito em uma garrafa pet com tampa, por exemplo. Não utilize garrafas de vidro, pois esta pode quebrar e, além de derramar seu conteúdo, provocar acidentes.
Tudo bem, vamos armazenando e armazenando o óleo e daí? Vamos fazer um estoque em casa de garrafas cheias de óleo?
Claro que não, o passo seguinte é encaminha-lo para uma destinação adequada, seja para fazer biodiesel, seja para sabão ou outros.

O destino dado ao óleo coletado é a produção de Biodiesel  em um trabalho de parceria entre o LOB/UFRPE e a Usina Experimental de Biodiesel do CETENE em Caetés/PE


Então, entre em contato conosco e faça sua parte trazendo seu óleo de frituras até nós, assim você estará ajudando na preservação do meio ambiente!

Grupo - LOB

Grupo - LOB

Pesquisar